Pós-graduação em

Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Hibrido

Sobre o curso

Público-Alvo

Graduados em Enfermagem

A enfermagem é uma profissão desafiadora. Nas atividades diárias, os enfermeiros trabalham com situações complexas, que exigem conhecimento, habilidade, destrezas, capacidade de tomada de decisão e objetividade para estabelecer prioridades (Barros, 2009).
O mesmo acontece na obstetrícia, onde o serviço é complexo, devendo o enfermeiro estar preparado para a qualquer momento e tendo uma visão integral, não só da mulher, mas também do feto e do recém-nascido. Desta forma, é necessário que a enfermeiro (a) envolvido (a) na assistência à gestante possua conhecimentos e habilidades necessários para o manejo da gestação normal e competência na identificação de fatores de risco para à saúde materna e fetal, como também na referência de complicações, sabendo o momento certo de intervir, evitando ou reduzindo as consequências maléficas desses riscos (Barros, 2009).
Pode-se dizer que este profissional ocupa papel importante na assistência à paciente gestante, configura-se como ponto de apoio para a equipe quer seja no que se refere à educação e preparo quer seja na coordenação do serviço de enfermagem.
Tal ação compreende a construção do conhecimento, o estabelecimento da parceria entre a teoria e a prática, o ensino e aprendizagem, a avaliação, os meios e fins, a reflexão e a ação, promovendo a aproximação entre o cuidar e o processo pedagógico.

Proporcionar aos enfermeiros estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a assistência obstétrica e neonatológica traduzindo o compromisso do especialista como agente da mudança, através da aplicabilidade prática, alcance social e direcionando para à realidade/necessidade do profissional em seu ambiente de trabalho e bem estar da comunidade. Possibilitando compreender, analisar e intervir nas patologias que acometem a mulher em seu ciclo gravídico-puerperal e atenção ao Recém -Nascido, assim como desenvolver habilidades e competências da área da obstetrícia e neonatologia.

  • Capacitar os alunos para assistirem a mulher no pré-parto, parto e pós-parto, segundo a Lei do Exercício Profissional – 7498-06/86;
  • Contribuir para implantação e qualificação das intervenções dos profissionais da saúde e pesquisas científicas no âmbito da assistência à saúde da mulher, fornecendo subsídios para a identificação precoce dos riscos obstétricos e perinatais.
  • Fundamentar a atuação do especialista nos princípios científicos da assistência à mulher a à família, proporcionando conhecimentos para assistir a gestante, parturiente e puérpera monitorizando o feto, o parto e posteriormente o recém-nascido nas primeiras horas de vida;
  • Desenvolver trabalho educativo, preventivo e assistencial em programas de atenção à mulher;
    Analisar criticamente as características dos processos geradores dos problemas de saúde da mulher, sua relação com a organização social, objetivando soluções na visão da interdisciplinaridade.

Investimento

Coordenador Geral:

Herbeth Barreto de Souza

Conteúdo Programático

DISCIPLINAS PROFESSOR(A) C.H
Metodologia da Pesquisa Científica 20h
Epidemiologia e Bioestatística 20h
Anatomia e Fisiologia da Gestação e Parto 20h
Enfermagem em Ginecologia 20h
Terapias Complementares na Assistência à dor do Parto 20h
Política, Planejamento e Organização dos Serviços de Saúde 20h
Ética e Legislação na enfermagem Obstétrica e Neonatal 20h
Enfermagem Obstétrica I 40h
Enfermagem Obstétrica II 40h
Prática em Obstetrícia I 30h
Prática em Obstetrícia II 30h
Assistência Domiciliar em Enfermagem Obstétrica 20h
Enfermagem Neonatologia 40h
Prática em Neonatologia 30h

Inscrições EaD

ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO HOSPITALAR