FACSUR

Bacharelado

ENFERMAGEM

Modalidade Presencial - 10 Semestres

Sobre o Curso

Curso reconhecido pelo MEC

O PPC, Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor – FACSUR, fundamenta-se nos parâmetros legais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (Resolução CNE/ CES, nº 03, de 07 de novembro de 2001), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996), nas indicações produzidas pelos Fóruns de Graduação (ForGrad) nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição de acordo com o Parecer CNE/CES 1.133/2001.

O presente Projeto é o resultado da construção coletiva produzida pelo Coordenador do curso eleito pela Direção Geral e pelos futuros docentes do Curso de Enfermagem.

Buscou-se construir um Projeto Pedagógico que refletisse a integração das diversas áreas do conhecimento responsáveis pela formação do/a futuro/a enfermeiro/a.

O PPC do Curso de Enfermagem tem seu alicerce num conjunto de diretrizes e estratégias que orientam a concepção pedagógica do curso.

Na construção do PPC procurou-se contemplar oportunidades que garantem a formação científica, técnica e social requerida para o cuidado da saúde e vida das pessoas em qualquer etapa do processo vital humano e do processo saúde doença.

No desempenho profissional, o egresso diferenciar-se-á pelo seu desempenho profissional, pela sua autonomia na tomada de decisões, com sentido humanístico, científico e técnico. Sua capacidade reflexiva e o pensamento crítico serão potenciais para o desenvolvimento da pesquisa, a educação em saúde, o desenvolvimento e aplicação da tecnologia para o cuidado, a gestão do cuidado e os serviços de saúde.

É mister destacar que a FACSUR priorizará à formação de profissionais para a área de enfermagem, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, que estabelece no seu art. 5º, parágrafo único, que a formação do enfermeiro deverá atender às demandas sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento (CES/CNE, 2001).

O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem está articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e com o Regimento Geral da FACSUR.

Na América Latina e no Brasil, a enfermagem tem atingido importantes desenvolvimentos e tem-se posicionado como líder na gestão do cuidado desde a promoção da saúde, a prevenção da doença até a sua reabilitação. Na baixada maranhense reconhece-se a necessidade de profissionais da saúde da região e para a região com características especiais para garantir um cuidado de qualidade à população.

Por essa razão, o Curso de Enfermagem na modalidade de curso de bacharelado, ofertado pela FACSUR se propõe, por meio de uma concepção pedagógica emancipadora, formar um profissional com sólida base ética/bioética, humanística, cidadã e científica a fim de que este profissional possa ser capaz de conhecer criticamente, refletir e intervir sobre os problemas e situações de saúde e de doença prevalentes no perfil epidemiológico e social brasileiro, nordestino, Pinheirense e dos municípios da Baixada Maranhense.

INVESTIMENTO

R$ 635
20 Mês
  • INICIO DAS AULAS:
    AGOSTO - 2021
  • CERTIFICADO:
    FACSUR - FACULDADE SUPREMO REDENTOR
  • BACHARELADO:
    10 SEMESTRES
  • AULAS:
    (Presencial e/ou Online)